Review – Aventuras do Cantinho: Ed.09

Tudo estava ótimo como sempre na minha última visita ao Cantinho do Frango da Rua Torres Câmara, foi só na hora de validar o ticket que dá desconto ao estacionamento que tive minha surpresa do dia, o Cantinho não só tem uma revista infantil, chamada Aventuras do Cantinho, como a publicação já está em sua nona edição.

Segundo a apresentação inicial do ilustrador da revista, os protagonistas das aventuras são: “Dito, um frango sábio e grande amigo do Joãozinho e Mariazinha, duas crianças criativas e curiosas, além da Vovó Ieda, a amorosa conselheira da turma”, o tema da nona edição é a logística reversa: Dito é o frango responsável por apresentar para as crianças o sistema de descarte de alguns materiais que devem ser separados do lixo comum, é através do Dito que descobrimos que o Cantinho conta com ponto de descarte para pilhas e baterias, óleo de cozinha e para cápsulas de café. A mensagem é passada em apenas 3 páginas, as duas páginas finais foram reservadas para atividades interativas, há um jogo de ligue os pontos, um de desembaralhar as letras, um de encontrar 7 erros e uma última página para colorir, acho que o público da revistinha são crianças entre 6 e 8 anos.

Apesar de ter gostado das ilustrações e das cores, achei que o texto ficou excessivamente didático e talvez maçante para algumas faixas etárias de crianças. Na breve história só o Dito ensina, as crianças só aprendem e a Vovó Ieda ficou de fora da aventura. Sei que o objetivo é o de conscientizar sobre reciclagem, e que 3 páginas são pouco para desenvolver essa temática, mas já que o produto é destinado à crianças, um texto menos denso e mais lúdico, como as ilustrações, talvez funcione melhor.

Aparentemente as aventuras da turma estão associadas ao ODS -Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, fiquei curioso para ver quais outros objetivos são abordados nas aventuras prévias, em minha breve pesquisa não encontrei as outras 8 edições. Desejo vida longa pra essa revistinha, aqui nesse link tem a divulgação oficial feita pela equipe do restaurante e da até para baixar essa edição.

Mesmo com essas chatas considerações o material é uma iniciativa louvável, gostaria de ver mais publicações desse tipo em outros estabelecimentos locais. Restaurantes com espaço infantil são uma demanda constante por parte das famílas, o Cantinho oferecer entrerimento por escrito, além dos brinquedos é uma ideia excelente e que ainda não vi em outros restaurantes do mesmo porte.

Comentários

Deixe um comentário